Produções > Food Funk Favela

Sinopse

Vivemos em um mundo onde cerca de 100 milhões de pessoas não têm segurança alimentar, e desperdiçamos em média 1,3 bilhão de toneladas de alimentos por ano. 

O Brasil levou décadas para sair do mapa da fome. Em 1993, mais de 30 milhões de brasileiros estavam abaixo da linha da pobreza.

Em 2014, o Brasil finalmente saiu do mapa da fome, mas infelizmente voltamos novamente pra esse lugar. Hoje o Brasil tem 35 milhões de pessoas passando fome e em uma situação vulnerável. Contraditoriamente, o Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo. Estima-se que hoje que 26,3 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados todos os anos pelos brasileiros, e certamente esse número é subestimado. 

A gastronomia como ferramenta de conscientização social pode mudar e transformar essa realidade brutal, pois é quando a comida pode se tornar uma cultura de amor.

A comida é um elemento de união em nossa sociedade, faz parte da cultura brasileira, desde nossa ancestralidade até os dias de hoje. A tradição do nosso povo tem nas suas festas e rituais uma relação extremamente íntima com a comida. Os afetos passam pela comida, que é condutora de nossas relações, e nos dá uma identidade como povo, produzindo o capital social fundamental para a resistência das comunidades em territórios vulneráveis, e trazendo alguma dignidade humana na luta pela sobrevivência. Comida é arte, é amor, alegria e beleza.

A ONG “Gastromotiva” trabalha para reduzir e reaproveitar o desperdício de alimentos e também capacita novos profissionais da gastronomia, alimentando muitas famílias com suas ações. E essas boas ações nos contam como podem ser multiplicadoras de várias outras, num efeito cascata que impacta positiva e socialmente toda a comunidade.

Esse filme é um manifesto contra a fome e pela valorização da nossa cultura na favela, carregada da rica e plural cultura brasileira. Comida é cultura, e está completamente ligada a todas as outras expressões culturais e artísticas presentes há centenas de anos em populações vulneráveis. Há uma forte convergência entre esses elementos que fazem com que as relações entre diferentes gerações se tornem uma intensa produção de capital social, laços humanos, solidariedade e uma cultura em permanente transformação por meio de uma coletividade vigorosa.

A emoção, a arte e a resistência que giram em torno da comida é o ponto central de união entre nossos personagens. Um espaço de sonho audiovisual que pode inspirar o espectador sobre as possíveis transformações positivas no planeta. Onde a comida compartilhada se torna um elemento essencial da celebração da valorização da vida.

Ficha técnica

Direção
  • Cacau Rhoden
Codireção
  • Luciana Baptista
Produção
  • Rodrigo Letier
Produção executiva
  • Roberta Oliveira
  • Anna Julia Werneck
  • Paulo Ferreira
Produção Executiva Waterbear
  • Nina Russel
  • Rickey Welch
  • Lisa Cadwallader
Direção de fotografia
  • André Modugno

Onde assistir